Como parte da estratégia de solidificar o "Legado Olímpico" em East London, o Prefeito Boris Johnson voltou recentemente sua atenção para diversificar um pouco mais os edifícios do Parque Olímpico Queen Elizabeth, com ênfase em trazer instituições culturais para as antigas instalações desportivas. Agora, além dos planos para galerias do V&A Museum e para a University College London, o jornal The Art Newspaper divulgou que Johnson está tentando trazer um Guggenheim para Londres.
Saiba mais a seguir.
Embora as negociações estejam no início, Londres construiu um forte argumento para ser o lar do próximo Museu Guggenheim: Londres não apenas tem um grande fluxo de turistas como também o Parque Olímpico constitui-se efetivamente como um projeto de regeneração - e regeneração através da arte é algo em que o Guggenheim já foi bem sucedido - vide o projeto em Bilbao de Frank Gehry.
Desde Bilbao, no entanto, as expansões internacionais do Guggenheim não aconteceram de modo tão tranquilo: em Abu Dhabi, a conclusão do Guggenheim foi postergada diversas vezes e em 2011 artistas preocupados com as condições de trabalho dos operários ameaçaram boicotar o museu. Em Helsinki, a proposta para um novo museu permanece controversa. Há ainda planos estagnados para Vilnius e Guadalajara.
Ambos os lados permanecem discretos. Um porta-voz do Prefeito não confirmou nem negou o rumor, dizendo que "discussões exploratórias com muitas partes estão sendo conduzidas e permanece comercialmente confidenciais até o momento em que anúncios públicos poderão ser feitos."